MR FIDC – Aos olhos de Rogério Castelo Branco

          Só quem leciona no mercado de recebíveis sabe bem a escassez de empresas do setor que de fato se preocupam com a capacitação e evolução de seus colaboradores, já na MR FIDC isso é uma preocupação eminente.

          Não obstante, justamente as que investem são as mais longevas, lucrativas e se tornaram referências num mercado de altíssima competitividade.

TREINAMENTO NA MR FIDC

          Há mais ou menos oito anos atrás, fui solicitado para ministrar um treinamento “in company” em uma empresa adquirente de recebíveis, a MR FIDC, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.

          Num primeiro momento, estranhei o local escolhido para o evento, já que seria a própria residência dos sócios.

          Ao sermos recebidos (eu e minha esposa), na véspera do evento, quais não foram as sequências de boas surpresas que passamos a vivenciar;

          Nem caberia aqui detalhar tamanha hospitalidade, mas em particular dois fatos ficaram em minha memória, tanto por sua raridade quanto por sua intensidade:

  1. O carinho com que os sócios se referiam a sua equipe;
  2. Sua preocupação com a evolução de cada colaborador.

           Até esse momento, só conheci os sócios e me preparava para o treinamento que aconteceria nos próximos dois dias.

          No primeiro dia do evento, realizado de maneira muito descontraída numa grande garagem da casa, em cadeiras de piscinas, com os participantes de bermudas e sandálias, fui constatando o quanto o carinho daqueles colaboradores também era recíproco para com seus patrões.

          Invariavelmente quando lecionamos para colaboradores de uma empresa, um ou outro comentário crítico sempre aparece, mas ali não. Ao contrário.

          Eles referenciavam-se como se estivessem falando de um primo, um tio, um irmão ou qualquer membro de uma grande família, tamanha era a proximidade de cada um com os sócios daquela empresa.

          Ao fim do segundo e último dia de treinamento, os sócios me pediram um feedback quanto ao aproveitamento da turma, mas não um feedback generalista, mas individual, pessoa a pessoa, problema a problema, solução a solução, o que também me despertou surpresa, pois as suas percepções acerca de cada funcionário era realmente a de quem os conhecia de fato.

          Saí daquele final de semana imaginando como deveria ser o dia-a-dia da MR FIDC, onde a grande maioria da equipe estava lá há mais de 5 cinco anos, e a relação com os sócios era escancaradamente aberta. Como já havia dito, estava positivamente surpreso.

Tive o prazer de voltar à MR FIDC depois de alguns anos ministrar outro treinamento, e pude novamente constatar as mesmas pessoas unidas em torno de objetivos comuns, capitaneadas por diretores que, muito mais do que somente buscar resultados, preocupavam-se em promover o desenvolvimento de sua equipe, gerando satisfação para seus clientes, fornecedores e cadeia produtiva, sem, contudo, perder a essência de uma grande e unida família.

          Não é de se admirar que a empresa tenha crescido tanto, superando dificuldades comuns ao mercado, e às vezes, dificuldades próprias, sem perder sua solidez e características que a tornam referência em nosso mercado.

          Parabéns à cada pessoa que faz da MR uma empresa singular, capaz de evoluir não somente em tecnologia, mas principalmente nas relações humanas, internas e externas. Resultado da preocupação de seus gestores com o desenvolvimento de cada um e com a satisfação de seus clientes.

Texto por:

Rogério Castelo Branco, iniciou sua carreira no Factoring em 1995, foi Diretor Operacional da ABFAC – Associação Brasileira de Factoring e Diretor Estatutário da All Time Fomento Mercantil S/A, sendo responsável pela gestão comercial e de crédito. Já prestou consultoria para diversas empresas do setor de factoring e treinou mais de dois mil profissionais do setor de recebíveis, inclusive em instituições financeiras, FIDC’s, Securitizadoras e Factorings de todos os portes.